Funil de vendas e locação na prática: como medir o desempenho da sua imobiliária?

  • Você já sabe como visualizar os seus dados no funil, mas ainda não sabe como medir o desempenho da sua equipe, a partir desses dados?
  • Identificou que, em determinada etapa do funil, os leads diminuem de forma considerável, mas não sabe o motivo?

Após ler este artigo, você vai ter acesso a mais informações que permitirão encontrar as respostas a essas dúvidas.

Mas, antes, não deixe de conferir os outros três artigos da série sobre funil de vendas e locação

  1. Começamos explicando o que é essa metodologia e quais são as vantagens de usá-la em sua imobiliária (AQUI);
  2. Também falamos sobre as 5 etapas do funil, para você entender a lógica da conversão: identificando o número de leads que começam o atendimento, no topo, até aqueles que realmente fecham o negócio, fica fácil enxergar em qual dessas etapas você e sua equipe precisam melhorar (AQUI);
  3. Além disso, deixamos dicas bem práticas para você não perder um cliente porque demorou demais a atendê-lo, no primeiro contato; mas também explicamos que, após algumas tentativas, você não só pode, como deve desativar um cliente que não retorna (AQUI).

Agora, que você já tem muitas informações e dicas sobre a metodologia, pode seguir com mais um aprendizado sobre o funil de vendas e locação! 

Nos quadros abaixo, estão disponíveis as referências, utilizada para cada etapa de conversão do funil de vendas e do funil de locação.

ATENÇÃO 1: é importante que você saiba que  as referências e termômetros para locação e vendas são diferentes. 

Observe, inclusive, que os percentuais de conversão das etapas do funil, para locação, são mais altos, pois as conversões para aluguéis ocorrem em maior quantidade.

Assim, a partir desses dados de referência, após aplicar todas as dicas que foram passadas na série sobre funil de vendas e locação, faça as substituições, com os dados da sua imobiliária, e verifique se o seu negócio está alcançando os percentuais de referência nacional:

ATENÇÃO 2: essas são referências já testadas no mercado, porém, podem variar de imobiliária para imobiliária, principalmente com base no mercado em que você atua. Por isso, após realizar os cálculos, analise os resultados, considerando o seu contexto.

Agora veja o termômetro para realizar as comparações na sua imobiliária:

E qual é o ganho em saber a porcentagem de cada etapa de atendimento do funil de vendas e locação?

Essa porcentagem será o termômetro para promover ações, identificar onde está errando e tomar o rumo certo, junto com a sua equipe.

Quais são as causas da falta de conversão nas etapas do funil de vendas e locação?

As possíveis faltas de conversão, em cada etapa do funil, podem ser associadas a diversos fatores e causas raízes. O desafio é saber qual é a causa principal. 

Geralmente, as causas estão relacionadas à falta de produto na prateleira ou à falta de técnicas, estratégia e alinhamento no atendimento da equipe.

Sendo alguma dessas a causa da sua imobiliária, ou até mesmo surgindo outro motivo, colocando em prática as dicas dessa série e envolvendo a sua equipe nesse processo, será possível conhecer melhor os seus resultados, analisar os dados e propor melhorias. 

Que tal começar a colocar em prática?   

BÔNUS: ao final da série, compartilharei com você o Funil de Post It, uma ferramenta prática, diferenciada e exclusiva do ImobAcademy, que faz parte da mentoria “Certificação do Funil Lucrativo”. Com ela, o funil de vendas e locação será mais eficiente, rápido e focado no resultado.

Ficou interessado em saber mais sobre a mentoria? Então, faça contato comigo.

Um abraço,

Arlene Gomes 220

Co fundadora do Imob Academy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *